Filme - Baby Driver

 



O Zeca Rodrigues, diretor e montador, indicou o filme Baby Driver, traduzido no Brasil como Em Ritmo de Fuga, mais um daqueles filmes escondidos na Netflix.

Baby é um jovem que, por causa de uma dívida, é obrigado a dirigir como piloto de fuga para um, digamos, mentor e “produtor” de assaltos, mas está louco para pagar a dívida e se livrar de Doc, personagem de Kevin Spacey.

Apesar de ser um filme britânico- estadunidense, o filme de ação é muito mais hollywoodiano, tiros, fugas alucinadas e um fundo emocional. Roteiro um pouco previsível.

Deve estar se perguntando: Mas que catzo você perde tempo escrevendo por causa de um filme comum?

Porque tem duas coisas que são muito, mas muito boas: a trilha sonora e a montagem.

Em 2004 fiz um documentário em uma feira que frequento até hoje perto de casa, “Dois Carne e Um Queijo”. Dirigi, fotografei e montei. O documentário pronto mostrei primeiro para o Edu Ramos, rodei alguns curtas e muita publicidade com ele e queria muito saber sua opinião. O que ele me disse?

- É um documentário de diretor de fotografia!

A princípio não entendi, assisti de novo, tentando sentir o olhar dele, e lógico, estava certo. O cuidado nos enquadramentos, a procura da luz certa, as passagens de tempo, tudo era fotografia.

Dependendo da sua origem profissional cada diretor, mesmo que inconscientemente, acaba “puxando a sardinha”. Se foi ator ou estudou artes cênicas. prioriza a atuação. Se foi diretor de arte, prioriza a arte, e assim por diante.

Edgar Wright, diretor de Baby Driver, com certeza veio da montagem. Muitas sequencias do filme lembram as lições de Eisenstein, diretor e mestre da escola russa de montagem. Muitas vezes na decupagem da cena, Eisenstein usava a pauta da música junto com o storyboard.

A música e a montagem se juntam em um conjunto que impressiona, hora sincopado, hora quebrando o ritmo, até os tiros acabam fazendo parte da trilha e dos cortes.

Em relação à trilha sonora, quando começou a tocar Hocus Pocus do Focus, não acreditei. A sequência com essa música é longa e alucinante.

O filme é de 2017, pelas indicações de prêmios acho que entenderão o que estou escrevendo:

 Oscar 2018 – indicações: Melhor edição de som, melhor som, melhor edição

Globo de Ouro 2018indicação: Melhor ator de comédia ou musical

BAFTA 2018indicação: Melhor montagem (vencedor), melhor som

Baby Driver se é um filme com roteiro e expectativas previsíveis, vale ser assistido e com muita atenção pela montagem.

Texto de Fernando Nunes


Eu tenho pânico de velocidade, principalmente de carro e confesso que as cenas de fuga muito bem feitas por sinal, me deixaram muuuuito nervosa, massssss como a dupla indicou o filme vamos passar pelo desconforto e assistir.

O começo do filme me incomodou um pouco pelas cenas de atuação exageradas ou como chamamos na área, overacting, a hora em que eles pegam as armas e vão para o Banco, o Baby dançando na rua e interagindo com as vitrines, ele dançando enquanto faz o sanduíche para o pai, não senti o ator confortável com as cenas, inclusive o achei beeem fraco e conforme o filme anda, o menino aquece e não consigo ver outro ator para esse papel.

Baby sofreu um acidente quando era pequeno e ficou com um chiado nos ouvidos e só alivia ouvindo música, então raros são os momentos em que Baby não está de fone de ouvidos. Ele precisa da trilha para cada passo que da. Tem vários IPods nos bolsos. Só não entendi a nóia dos óculos escuros, quem sacar por favor me esclareça.

Os personagens são todos interessantes, mas um foi o que levou o filme a outro patamar, ao que vale a pena assistir, A TRILHA.

A trilha é o personagem principal desse filme, ela é viva, orgânica, respira, transpira, hiperventila, não me lembro de ter assistido outro filme assim. Não é a sonorização, ela é o personagem principal. Você quase vê o corpo. Só assistindo pra entender.

Um filme que poderia ser mais um de perseguição, este se destaca pela diferente condução da história.

Muito bom. Recomendo.

Texto de Ana Cal



Trailer Baby Driver

Baby Driver, ensaio plano sequencia para créditos iniciais

Link de detalhes muito interessantes do filme Baby Driver

Comentários

  1. Assisti esse filme, mas vou assistir de novo com outros olhos. 😉😉
    Vale dizer tbm q o Kevin Spacey trabalhou numa série House of Cards, fez o papel de um Democrata da Califórnia do Sul q depois de ser o preterido Secretário de Estado decide se vingar daqueles que os traíram, um dissimulado, hipócrita, e sarcástico, fez um papel maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista que vale a pena. Tem um link que o Lenine me passou que é sensacional com outras curiosidades .https://youtu.be/ZG8Pm48w11M

      Excluir

Postar um comentário

COMENTE AQUI